top of page

É urgente voltar para Deus!

  • Coisas do Alto
  • 12 de mar. de 2021
  • 3 min de leitura

As leituras de hoje são muito ricas e falam muito ao nosso coração. Deus, em sua infinita misericórdia, nos chama a voltar para Ele com todo o nosso coração, com toda a nossa alma e com todas as nossas forças.


Por meio do profeta Oséias Deus nos chama a voltar ao primeiro amor, a regressar para a casa de Deus, a nos aproximar novamente da Sua presença. Muitas vezes, no decorrer da nossa caminhada nos cansamos, os sofrimentos, as dificuldades, as renúncias e os desafios se apresentam diante de nós e, caso não estejamos totalmente enraizados no Senhor, podemos ter a tentação de desistir, nos desanimamos e começamos a trilhar por atalhos que, no final, não nos levam a lugar algum.


Mas o Senhor nos chama, Ele diz a cada um de nós "volta Israel, a Javé teu Deus" (Os 14,2). E aqui podemos trocar Israel pelo nosso próprio nome e ouvir a voz de eus que nos chama a voltar, voltar para Ele, para a plenitude da vida que Ele nos dá.


"Pois tropeçastes em tua falta. Tomai convosco palavras e voltai a Javé" (Os 14, 2-3). Sim, quantas vezes tropeçamos em nossas próprias faltas, caímos na nossa teimosia, na nossa independência, no nosso orgulho, no pecado. Mergulhamos de cabeça naquilo que acreditamos ser o melhor para nós, abraçamos os prazeres que o mundo pode nos oferecer e nos frustramos, e nos decepcionamos, pois não encontramos aí algo que possa nos saciar os desejos mais profundos de nossa alma, continuamos a nos sentir vazios.


Mas o Senhor nos chama a voltar para Ele, a nos arrepender das nossas faltas e dizermos "perdoa toda culpa, aceita o que é bom, nós queremos oferecer nossos lábios" (Os 14,3). Sim, esta é a oração, a súplica que precisa brotar dos nossos lábios, falar daquilo que o nosso coração está cheio, uma oração de arrependimento, palavras de arrependimento que expressam exteriormente um coração contrito, confiantes que é n`Ele que encontramos a misericórdia, é n`Ele que encontramos um Pai pronto para nos abraçar e nos acolher.


Precisamos urgentemente voltar para o Senhor. Os sinais estão ai, não sabemos quando será a hora que o Senhor nos chamará, mas precisamos urgentemente nos reconciliar com o Pai, buscá-lO na oração íntima de todos os dias. Ouvir a Sua voz, pela liturgia, pois Deus nos fala diariamente. É preciso aproximar-se de Deus, buscar intimidade com Ele, que só é possível através da oração, é urgente que tenhamos diariamente um tempo para estarmos com Deus, para falar e escutar, para suplicar e agradecer. Ele espera esse encontro a cada dia.


É somente através dessa volta para o Senhor, dessa busca constante, desse esforço diário de aproximar-se d'Ele, é somente por este meio que conseguiremos dar um sentido maior a tudo aquilo que nos acontece. Se não estivermos íntimos do Senhor, os acontecimentos, as lutas, os sofrimentos e desafios virão, mas não encontraremos neles qualquer sentido.


E para aqueles que fazem esta decisão de voltar-se para Deus, de abandonar-se inteiramente a Ele, de tudo lhE entregar, sem nada reter, para estes que esperam n'Ele há uma promessa: "Eu curarei a Sua apostasia, Eu os amarei com generosidade" (Os 14,5). Essa é a promessa d'Ele para nós, Ele nos curará de toda infidelidade, de toda negação da fé, renovará em nosso coração a fé, a esperança, a certeza de que nos ama, de que cuida de nós, de que olha para nós. Nosso coração se renovará, voltaremos a acreditar, a confiar e não só isso, Ele nos amará com generosidade, ou seja, derramará sobre nós a Sua graça e veremos com nossos olhos a manifestação do Seu amor em nossas vidas, provaremos da Sua bondade, do Seu cuidado, da Sua providência e chegaremos a conclusão de que vale a pena tudo dar, tudo entregar, de que vale a pena n'Ele confiar, se abandonar e nada reter, de que vale a pena renunciar aos prazeres, às riquezas que o mundo pode nos oferecer, pois Ele nos ama com generosidade.


Por isso, busquemos o Senhor, a cada dia, nos esforcemos para amá-lO de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e com todas as nossas forças pois Ele tem cuidado de nó, tem nos amado generosamente. Ele é a nossa esperança, é n'Ele que encontraremos a plenitude da vida, é Ele quem sacia a nossa sede, Ele é a nosso abrigo, nosso sustento, nosso tudo!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

©2020 por Coisas do Alto. Orgulhosamente criado com Wix.com

coisasdoalto514@gmail.com

bottom of page