top of page

Quinta-Feira Santa | Lavar os pés uns dos outros (Jo 13, 1-15)

  • Coisas do Alto
  • 1 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

Iniciamos nesta quinta-feira o tríduo pascal, entramos no mistério da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Trata-se da principal solenidade litúrgica da nossa Igreja.


Jesus começa a Sua páscoa com a celebração da Eucaristia juntamente com seus discípulos. Institui este augusto sacramento, memorial de Sua paixão, atualização do mistério salvífico da Cruz. Ele se dá em alimento, Jesus se faz pão, Seu corpo é verdadeira comida e Seu sangue é verdadeira bebida. Verdadeiramente está presente no Santíssimo Sacramento do altar.


Mas naquela noite o Senhor também que ensinar algo muito importante aos seus discípulos: ser humilde, ser pequeno. Ele lhes mostra que precisam ser servos, estarem à serviço uns dos outros.


Para isso Jesus lava os pés dos seus discípulos, função sabidamente reservada aos escravos. Ou seja, Jesus se faz o menor de todos, assumindo a posição de um escravo que mostra aos discípulos, e também a nós, que não veio para ser servido, mas para servir, para amar, dando sua vida em favor do outro.


Esse gesto de Jesus nos revela que também nós, como cristãos, precisamos assumir esse papel de servos. Estamos à serviço dos demais, não somos superiores a ninguém, não temos o direito de nos achar maiores que os demais, pelo contrário, somos convidados por Jesus a viver a humildade e a pequenez.


Toda quinta feira santa podemos ver aquela cena tão bela dos sacerdotes, bispos e do próprio Sumo Pontífice, despojando-se de suas vestes litúrgicas, cingindo-se com uma toalha e lavando os pés de pessoas comuns, talvez desconhecidas por eles. Mas isso não importa! O sinal mais importante deste ato é mostrar que todos estão à serviço, à serviço de todos os homens, sejam grandes ou pequenos, poderosos ou miseráveis, todos sem exceção.


Nós estamos à serviço, somos servos, nada mais que isso. É preciso renunciar a todo orgulho, vaidade, vanglória, etc. Não somos superiores, não somos "popstars". Se servimos ao altar, se cantamos, tocamos, pregamos, conduzimos, administramos, ensinamos, se nossa imagem é conhecida pelos meios sociais, nada disso importa, estamos à serviço do Senhor. Aquele que nos confiou tais dons, para o serviço, para a doação e não para a nossa autosatisfação, não para alimentarmos o nosso ego, a nossa vaidade. Estejamos atentos a isso!


Lavar os pés uns dos outros! Esse chamado de Jesus para nós também nos revela a comunhão, a humildade e a misericórdia. Lavar os pés do nosso irmão é reconhecer a sua fragilidade, deixar com que lave nossos pés é reconhecer a nossa fragilidade. Todos somos suscetíveis ao erro e, por isso, somos convidados a viver essa experiência que também é de misericórdia e de perdão.


Quando trato o outro com misericórdia quando perdoo o outro pelas suas faltas e erros estou também lavando seus pés. Quando peço perdão pelas minhas faltas, quando reconheço minhas misérias, deixo com o que o outro lave os meus pés.


Esse é o grande ensinamento que Jesus quer nos deixar neste dia: sejamos servos, reconheçamos nossa condição de escravos, de pequeninos que encontram na doação ao próximo a alegria de fazer da nossa vida DOM na vida do outro.


Jesus nos ensina com sua própria vida a vivermos esta realidade, pois "tendo amado os seus, amou-os até o fim" (Jo 13, 1). Nosso Senhor nada reteve, doou-se inteiramente, amou até o fim. Obediente ao Pai derramou até a última gota de Seu precioso sangue para nos salvar.


Cristo deu a Sua vida por nós, vivamos a nossa vida por Ele, estado à serviço do próximo, amando como Jesus amou, vivendo como Jesus viveu, sendo fiéis e obedientes ao Pai como Ele foi.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

©2020 por Coisas do Alto. Orgulhosamente criado com Wix.com

coisasdoalto514@gmail.com

bottom of page