Quaresma: tempo de deixar-se conduzir pelo Espírito
- Coisas do Alto
- 21 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
O Evangelho de hoje, apesar de curto, deixa para nós um grande ensinamento para a vivência da nossa quaresma: é preciso deixar-se conduzir pelo Espírito, pois somente assim a nossa vivência quaresmal será frutuosa.
Vemos que Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto, ali Ele permaneceu durante quarenta dias, onde foi tentado por Satanás, vivendo entre animais selvagens e sendo servido pelos anjos.
A quaresma é este tempo de deserto, e nós precisamos nos deixar ser conduzidos pelo Espírito para o nosso deserto interior.
Quando pensamos em deserto imaginamos um lugar árido, sem vida, um lugar difícil de estar, onde sofremos com a falta de água, de comida, de abrigo, expostos ao calor excessivo, aos animais peçonhentos.
Não é preciso temer a caminhada por este deserto, trata-se de um lugar de purificação, de renovação, é no deserto que fazemos a experiência de comunhão com Deus, é ali onde tomamos conhecimento das nossas realidades mais profundas.
Se o deserto é, portanto, um lugar de encontro com Deus não podemos negar a vivê-lo. Quantas vezes em nossa vida percebemos que estamos vivendo um deserto: a caminhada é difícil, a aridez toma conta do nosso coração, não há sabor, a vivência de todas as coisas parece insuportável, já não temo vontade de rezar, ao mesmo tempo sentimos sede de Deus, estamos fracos pela falta do alimento espiritual que sacia a fome da nossa alma. Qual é a nossa reação quando estamos vivenciando este deserto? Pensamos em desistir? Jamais!
É no deserto que encontramos Deus, é ali que fazemos a experiência com Ele, por isso tenhamos um coração grato, uma alma que se derrama em louvor e ação de graças por este tempo, momento em que percebemos o quanto somos fracos, mas o quanto Deus se faz forte em nós, no momento em que tocamos a nossa fragilidade, o nosso nada e concluímos: precisamos de Deus, somos totalmente dependentes d'Ele. Por isso repito, não tenha medo do deserto, se lance na confiança que ali você encontrará Deus, que o aparará com os seus anjos, que o defenderá dos animais selvagens, que estará ao seu lado, no combate às tentações e provações. No fim você entenderá, na prática, aquilo que nos diz São Paulo: "pois quando sou fraco, aí então é que sou forte".
A quaresma é este tempo onde somos convidados a adentrar neste deserto interior, tempo de encontrar a nossa verdade, as nossas misérias, os rancores e entulhos que acumulamos ao longo da nossa vida. Por isso a quaresma é tempo de purificação, de preparar o nosso coração, a nossa alma para ressuscitarmos com Cristo para uma vida nova na Páscoa.
Deixe-se ser conduzido pelo Espírito Santo neste tempo quaresmal, perita-se ser levado por Ele nas áreas mais tenebrosas do seu interior, dê a Ele a liberdade para iluminar toda escuridão, revelando tudo aquilo que está em desordem. Acolha a graça do Senhor, que caminha ao seu lado e não tenha medo de tocar nas feridas antigas, mover as pedras, organizar os cômodos, as gavetas da sua alma, permita-se viver este tempo de purificação e ainda que seja dolorido em alguns momentos, lembre-se de que o Senhor está contigo.
Comentários