Qual o sinal de Jonas?
- Coisas do Alto
- 24 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
No evangelho de hoje Jesus revela que nenhum outro sinal nos será dado além do sinal de Jonas.
Jonas foi um profeta que, conduzido por Deus, dirigiu-se para Nínive e ali pregava ao povo dizendo "ainda quarenta dias, e Nínive será destruída" (Jn 3, 4).
Os ninivitas acreditaram em sua palavra e, dos animais até o rei, vestiram-se de saco e sentaram sobre cinzas, clamando a Deus o perdão de suas faltas. Deus, ao ver as obras de conversão dos ninivitas se compadeceu e suspendeu a ameaça de destruição de Nínive.
Qual é afinal o sinal de Jonas para nós hoje? Vejamos que na época de Jesus, como também nos dias atuais, o povo pede um sinal que prove a autoridade de Jesus. Queremos provas, esperamos milagres, sinais do céu, enfim, manifestações extraordinárias. Muitos olham para o mundo e se perguntam: onde está Deus em meio a tanta destruição, miséria, morte, dor sofrimento, divisão? Ora, não é Deus o causador de todas essas situações, mas o próprio homem! Não podemos culpar Deus pelo uso indevido da nossa liberdade.
O sinal de Jonas foi dado! Jonas nos deixou a mensagem da conversão, da contrição do coração. Se faz necessário reconhecer as nossas misérias, os nossos pecados, as nossas hipocrisias, é preciso a busca da humildade, é urgente a penitência, penitenciarmos dos nossos pecados, buscando fazer a vontade de Deus.
Jonas é um sinal de fé, assim como ele ficou três dias na baleia, Jesus ficou três dias no seio da terra e, dali saiu glorioso. Por isso, olhemos para Jesus crucificado, fixemos os olhos em nosso Deus amado que ressuscita da morta porque Ele também quer nos ressuscitar de todo mal e de todo pecado.
Deus hoje nos chama a mudar a nossa consciência, as nossas atitudes, deixando de ser parte desta "geração má", desta geração incrédula e perversa para sermos parte de uma geração de fé, que busca a conversão e a penitência, que reconhece suas faltas e se volta para o Senhor de todo coração.
Veja o quando Deus nos ama! Desde sempre Ele se aproxima de nós. Ele sempre nos dá uma segunda oportunidade: Adão, Noé, Abraão, Moisés, culminando com a aliança eterna por meio de Jesus, que se entregou por nós, o Deus que se fez homem e morreu em uma cruz para nos resgatar do pecado para sempre.
Por isso, abramos nosso coração a fim de que o Rei da Glória habite plenamente em nós. Aproveitemos este tempo favorável da quaresma para vivermos a conversão e a penitência, tempo propício para a reconciliação e a fé.
Comments