Perseverar na Oração
- Coisas do Alto
- 23 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
No evangelho desta terça-feira Jesus nos ensina a orar, revela qual oração é agradável ao Pai.
Deus sonda os nossos corações, por isso antes mesmo de pedirmos a Ele alguma coisa, Ele já sabe quais são nossas necessidades. Assim, é preciso fazer a experiência de confiar no Senhor e essa confiança só se dá quando vivemos a dependência e o abandono nas mãos de Deus.
Diante daquilo que vivemos, diante das situações e desafios que se colocam a nossa frente precisamos acreditar que Deus não nos desampara, Ele sabe daquilo que precisamos para superar tais ocasiões, e diante desta certeza precisamos alimentar em nosso coração, cabe a nós esperar no Senhor, abandonar-se n'Ele, em uma postura de confiança.
Jesus, neste Evangelho, nos ensina a oração do Pai-Nosso e nos diz que é desta maneira que devemos orar, pois não é "pelo palavreado excessivo que seremos ouvidos" (Mt 6, 7). A oração do Pai-Nosso possui sete petições, não podemos rezar esta oração de qualquer jeito, superficialmente, para não cairmos na atitude do gentios ("meras repetições").
"Santificado seja o Teu nome" - a nossa oração é dirigida ao Pai, não a nós, mas ao nosso Criador, por isso toda oração deve ter como fim último exaltar, glorificar e santificar o Pai, o nosso Pai, não o meu Pai.
"Venha o Teu Reino" - A oração nos transforma, quebra nosso orgulho e nosso egoísmo, as nossas vaidades, transformando a nossa mentalidade. Quantas vezes não oramos para que as coisas aconteçam do nosso jeito? Precisamos orar para que os planos de Deus se realizem em primeiro lugar.
"Seja feita a Tua vontade" - é preciso se submeter à vontade do Senhor. Muitas vezes não compreendemos a vontade de Deus, e por isso o tememos. Mas em Deus não há medo, pois Ele cuida de nós, sonda nossos corações, sabe daquilo que precisamos, pois é o nosso Pai. Por isso a importância da confiança, do abandono e da dependência de Deus.
"O pão nosso de cada dia, dá-nos hoje" - vivemos o hoje, o amanhã é futuro, que ainda não possuímos, o ontem é passado que não existe mais, por isso precisamos rogar a Deus a manifestação da Sua providência HOJE em nossas vidas. Precisamos pedir a Deus o sustento indispensável à vida material, mas nada senão isso: nem a riqueza, nem o excesso, pois o que sobra para nós, falta para alguém, precisamos viver a fraternidade.
"Perdoa as nossas culpas" - a nossa oração precisa se pautar na misericórdia de Deus, é preciso vivê-la na humildade e pequenez, suplicando a Deus o perdão de nossas faltas. A oração deve nos levar a reconhecer as nossas fragilidades (autoconhecimento), movendo o nosso coração para a contrição.
"Como também perdoamos os nossos devedores" - mas não basta suplicar o perdão a Deus pelo mal que fizemos, é necessário também ter o coração disposto a perdoar aqueles que nos magoaram, ou fizeram algo de mal para nós, caso contrário estamos na vivência da hipocrisia. Quantas pessoas carregam pesados fardos de remorso em suas vidas. Ficam anos, décadas, talvez a vida toda se flagelando pela falta de um perdão. Perdoe de verdade e seja feliz, livre em Deus.
"Não nos deixe cair em tentação" - suplicamos a Deus que nos livre do tentador, a fim de que não caiamos em suas artimanhas. É preciso reconhecer que somos necessitados da graça de Deus e da Sua força para vencermos toda tentação do inimigo. Tal súplica deve ser constante, pois todos os dias estamos na luta conta o mal, contra o pecado.
"Livrai-nos do mal" - não podemos jamais nos deixar levar pela relativização da fé. Infelizmente muitos, até dentro da Igreja, acham que o mal não existe, que todos os caminhos levam a Deus, que não há mal algum em relativizar alguns pontos "arcaicos" (no ponto de vista deles). Enganam-se! O mal existe e precisamos estar vigilantes, por isso a oração é fundamental em nossa vida. Somente através dela podemos crescer como cristãos e lutarmos a cada dia pela nossa santificação e salvação.
Que neste dia possamos rezar o Pai-Nosso meditando cada palavra, a fim de que nossa oração seja frutuosa e sincera. Que a oração do Pai-Nosso nos leve a crescer em nossa intimidade com o Pai.
Comments