top of page

O seguimento de Cristo e suas exigências

  • Coisas do Alto
  • 18 de fev. de 2021
  • 3 min de leitura

No evangelho desta quinta-feira Jesus vem nos revelar quais as condições para segui-lO: "se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me" (Lc 9, 23).


Jesus nos revela por qual caminho devemos trilhar. Esta revelação se dá logo após anunciar Sua paixão: "é necessário que o Filho do Homem sofra muito, seja rejeitado pelos anciãos, chefes dos sacerdotes e escribas, seja morto e ressuscite até o terceiro dia" (Lc 9, 22). O anúncio da Sua paixão seguido da revelação das exigências para o Seu seguimento deixa claro para nós que seguir Jesus não é uma tarefa fácil, ser cristão é exigente, requer renúncias, resignação e desprendimento de si mesmo. É entrar pela porta estreita que nos leva para a glória dos céus. Qualquer caminho diferente deste não nos faz cristãos, mas caricaturas de Cristo.


"Renuncie a si mesmo"


A primeira condição para seguir Jesus é a renúncia a si mesmo. Mas o que isso significa? Renunciar a si mesmo é sair do centro das nossas vidas e dar espaço para que o Senhor reine sobre nós, afinal Ele é o centro e nós precisamos ter essa consciência. Para seguir Jesus preciso me desprender das minhas vontades, dos meus planos, das coisas, situações e pessoas que, tantas vezes, me trazem uma segurança que não provém de Deus, que não está enraizada em Cristo. É n`Ele que nossos pés devem estar fincados, afinal ele é a nossa rocha. Assim como a mãe, quando se depara com um filho doente, deixa de lado todas as suas preocupações e necessidades para cuidar exclusivamente do seu filho, nós como bons cristãos também precisamos nos desapegar de tudo e de todos, fixando os nossos olhos em Jesus, nossa única riqueza, a pérola preciosa que encontramos.


Renunciar a si mesmo é viver a experiência daquele homem que encontrou uma pérola preciosa e vendeu tudo o que tinha para possuí-la.


É importante frisar que a renúncia a nós mesmos pode, num primeiro momento, parecer algo pesado, exigente (e o é), mas nunca podemos nos esquecer da promessa do Senhor para aqueles que O segue fielmente: receberemos cem vezes mais tudo aquilo que renunciamos, já aqui nesta terra.


Renunciar a si mesmo é deixar com que Cristo sonhe em nós, realize em nossas vidas o Seu plano de amor e salvação.


"Tome sua cruz a cada dia"


A segunda exigência para o seguimento de Cristo é tomar a nossa cruz, a cada dia. Aqui percebemos que o caminho pelo qual seguimos é o mesmo caminho que Jesus trilhou, o caminho do calvário, que nos levará ao abandono total nos braços do Pai, ali onde damos tudo, a fim de receber a coroa da vida eterna.


Na prática, tomar a sua cruz a cada dia é acolher e viver intensamente todas as situações do nosso cotidiano, é dar um sentido maior para tudo.


Todos os dias passamos por situações boas e ruins, somos obrigados a fazer escolhas, a nos portar diante das situações, provações e tentações. A cruz de cada dia é o instrumento que nos purifica, que gera em nós maturidade, que nos leva a uma vida de santidade.


A cruz que carregamos a cada dia é a oportunidade de amarmos a Deus em todas as situações: sofrimento, alegrias, dor, lutas, desafios, etc. É fazer do cotidiano uma oportunidade para amor, amor a Deus e ao próximo.


Jamais podemos deixar as nossas cruzes de lado, talvez ela seja pesada demais em alguns momentos, mas da mesma forma que Cirineu auxiliou Cristo a carregar a sua Cruz, o próprio Jesus também vem em nosso auxílio, e nos ajuda a trilhar o caminho e suportar o peso de nossas cruzes.


A tentação de deixar a cruz e trilhar por caminhos mais "fáceis" existe, mas precisamos lembrar da renúncia de nós mesmos, primeira condição para o seguimento de Cristo.


"... e siga-me""


A última condição para o seguimento de Cristo é simples, basta segui-lo, trilhar os seus passos, caminhar, sem jamais parar, mesmo que seja exigente é preciso seguir adiante, nunca andar para trás, nunca parar na beira do caminho. É ter os olhos fixos em Jesus, na certeza que, no fim, tudo terá valido o esforço.


Por fim é preciso lembrar-se das palavras de Jesus no final do Evangelho: "que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro, se se perder ou arruinar a si mesmo?" (Lc 9, 25). De que adianta viver a vida inteira longe de Deus, nos prazeres que o mundo pode nos oferecer, saciando todos os nossos desejos, nossas vontades, de que adianta ganhar o mundo todo (status, poder, reconhecimento, riqueza, etc.) se o nosso coração não estiver enraizado em Cristo, ancorado em Deus? Esta vida é apenas uma passagem.


A verdadeira vida está escondida em Deus, aquele que a encontrou encontrou esta pérola e teve a coragem de vender tudo para possuí-la, esse é feliz!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

©2020 por Coisas do Alto. Orgulhosamente criado com Wix.com

coisasdoalto514@gmail.com

bottom of page