top of page

Acreditar e confiar na Palavra

  • Coisas do Alto
  • 15 de mar. de 2021
  • 3 min de leitura

Início esta breve reflexão com uma pergunta: você acredita e confia na palavra de Deus? Ou apenas ouve a palavra e não encarna em sua vida aquilo que ela revela?


Hoje, no Evangelho, vemos uma passagem do funcionário do rei que acreditou na palavra de Jesus e permitiu que a salvação adentrasse em sua casa.


Jesus volta para Caná da Galiléia depois de tudo o que realizou em Jerusalém. Diz o evangelho que Ele foi bem recebido pelos galileus, pois viram com seus olhos aquilo que Jesus havia realizado. Eles também estavam presentes em Jerusalém. Foi ali que aquele funcionário do rei, sabendo que Jesus estava na Galiléia, vai ao seu encontro para suplicar-lhe que desça até Cafarnaum para curar o seu filho que estava morrendo.


"Ele voltou novamente à Caná da Galiléia, onde transformava água em vinho. Havia um funcionário real, cujo filho se achava doente em Cafarnaum. Ouvindo dizer que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi procurá-lo, e pedia-lhe que descesse e curasse seu filho que estava à morte" (Jo 4, 46-47)


Este trecho do evangelho já nos diz muitas coisas. Primeiro vemos que Jesus é bem recebido pelos galileus, pois estes viram o que Jesus realizou em Jerusalém, estavam presentes lá e como o próprio Jesus bem lembrou "se não virdes sinais e prodígios, não crereis" (Jo 4-48).


Percebemos aqui uma diferença no acreditar dos galileus e na fé daquele homem. Os galileus tiveram fé em Jesus, pois viram seus milagres. Aquele funcionário do rei foi ao encontro de Jesus, pois ouviu dizer sobre os prodígios que realizou. Ele não viu, mas acreditava naquilo que Jesus podia realizar.


Aquele homem era um funcionário real, possivelmente tinha um bom prestígio social, um bom salário, uma boa vida, mas isso não era suficiente para trazer seu filho à vida, por isso ele se rebaixa, se coloca na condição de necessitado da misericórdia de Deus, como todo os outros, reconhece a sua miséria e a sua incapacidade, mas confia plenamente em Sua Misericórdia.


Jesus então àquele homem: "vai, teu filho vive" (Jo 4, 50). É neste momento que aquele homem toda a decisão de acreditar, atitude que muda completamente a sua vida e a vida de toda a sua família, "o homem creu na palavra que Jesus lhe havia dito e partiu" (Jo 4, 50).


Ele não viu o milagre, ele não tocou o milagre, mas ele acreditou na palavra de Jesus, ele aposta naquela palavra, confia na palavra e parte, de volta para casa, na certeza de que seu filho havia sido curado.


Essa deve ser também a nossa atitude como filhos de Deus: apostar, acreditar e confiar na palavra do Senhor, palavra que nos é revelada a cada dia, pela liturgia ou pela oração com as sagradas escrituras. Deus fala a nós!


Mesmo que a realidade do mundo, das coisas ou dos fatos nos digam o contrário, é preciso acreditar, pois ter fé é justamente crer naquilo que não se pode ver, é confiar que Deus cuida de tudo, que Ele não nos abandona nunca, que Ele tem o controle da nossa vida, que a Sua mão nos protege, mesmo que tudo dia o contrário, ainda assim confiamos na Palavra de Deus, confiamos e acreditamos nas Suas promessas para nós, e não só isso, nos lançamos na Sua vontade, sem medos, sem receios, sem dúvidas, sem nada reter.


Veja que a atitude de fé daquele homem o fez tocar o milagre. Ainda não havia chego em casa e um dos seus servos veio ao seu encontro para dizer-lhe que seu filho vivia. Ele constatou então que a febre havia desaparecido no mesmo momento em que Jesus havia lhe dito aquelas palavras. Isso confirma ainda mais que, ainda que não vejamos a transformação, a cura, a libertação, o milagre, a Palavra de Deus é viva e se realiza, Ele não nos decepciona jamais.


O acontecimento mais importante deste evangelho não foi tanto a cura do filho daquele homem, mas a transformação de toda a sua família, pois ele e todos os da sua casa creram em Jesus.


Quando acreditamos e apostamos na palavra de Deus, a nossa vida é transformada, e não só a nossa, mas a salvação alcança toda a nossa casa, toda a nossa família.


Que neste dia possamos fazer esta experiência de acreditar e confiar na Palavra de Deus. Tenhamos essa atitude de fé, de abandono e de dependência nas mãos de Deus.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

©2020 por Coisas do Alto. Orgulhosamente criado com Wix.com

coisasdoalto514@gmail.com

bottom of page