A hipocrisia e a verdade
- Coisas do Alto
- 3 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
O evangelho de hoje nos revela o que é a hipocrisia. Jesus, ao tratar disso, nos mostra a atitude dos fariseus e doutores da lei: "pois dizem e não fazem, amarram fardos pesados e os põe sobre os ombros dos outros, mas eles mesmos, nem com um dedo, se dispõe a movê-los" (Mt 23, 3-4).
Reconhecemos aí uma atitude hipócrita, daquele que fala mas não faz, ensina mas não pratica, prega mas não testemunha com a vida aquilo que anuncia.
A atitude dos fariseus e doutores da lei ainda é mais danosa pois, além da hipocrisia, são vaidosos, orgulhosos e sentem-se superiores aos demais, pois gostam de ocupar os primeiros lugares, de serem vistos nas praças, de assentar-se em lugares de honra, de serem chamados de mestres e guias.
Na contramão deste comportamento temos a pessoa de Jesus, que nos ensina a viver a humildade, a retidão e a coerência. Aquele que se faz servo, sendo Rei se humilhou e, como nos diz São Paulo, assumiu a condição de escravo, se fez semelhante aos homens, morreu em uma cruz para nos salvar. Jesus é aquele que lava os pés dos discípulos, que anuncia o evangelho com a Sua própria vida.
E nós, qual exemplo temos seguido? O exemplo dos fariseus, dos mestres da lei ou o exemplo de Nosso Senhor?
Será que realmente buscamos viver aquilo que anunciamos? Será que nossas ações no nosso cotidiano são pautadas pela coerência? Há uma relação clara entre aquilo que cremos e aquilo que praticamos. Tenho vivido essa coerência no seio da minha família, com meus pais, irmãos, cônjuge, filhos? Posso dizer que busco viver essa coerência com os meus? eus filhos enxergam em mim alguém que busca educá-los não só com palavras, mas com o exemplo?
O seguimento de Cristo exige a vivência da humildade e da retidão, da prática da justiça e do perdão. Tenho me esforçado em viver essas realidades ou sou mais uma "caricatura de cristo" do que um autêntico cristão? O seguimento de Cristo exige de nós uma condição de aprendiz, cujo mestre é o próprio Jesus, Aquele que nos ensina a servir. Para ser servo é preciso aprender a escutar, escutar a voz do Mestre, deixar-se guiar pelas Suas palavras Quem não escuta não sabe servir.
A grande lição que podemos aprender com o evangelho de hoje é a humildade. Pois "aquele que se exalta será humilhado, e aquele que se humilha ser[a exaltado" (Mt 23,11).
Precisamos cultivar em nosso coração esta humildade e cuidar para não cairmos na tentação do culto que prestamos à nossa própria soberba, a nós mesmos. Este culto se dá quando queremos fazer prevalecer, a qualquer custo, aquilo que pensamos e sabemos, quando não sabemos silenciar, escutar e se colocar ao lado do outro, quando, levados pela nossa soberba, nos colocamos acima dos outros como mestres, quando não aceitamos a opinião do outro, pois é óbvio que o errado vai ser sempre aquele que não concorda comigo e o certo será aquele que faz o que eu penso e acho. Por fim, permeados da nossa vaidade, acabamos nos colocando também como mestres da lei, que não sabem lidar com suas emoções, sentimentos, afetos, que não sabem lidar com o orgulho, a soberba e as vaidades.
Que neste dia, diante das tantas situações pela quais passamos, nos lembremos deste evangelho, nos lembremos que somos apenas servidores. Pratiquemos a justiça, sejamos coerentes em nossas ações. Que saibamos nos colocar no lugar daquele que escuta, que sabe ceder quando for a hora e quando for necessário, que sabe suportar a humilhação, como meio de conversão, que sabe viver a pequenez e a humildade.
Comentarios