top of page

Subir a montanha

  • Coisas do Alto
  • 28 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

No evangelho de hoje refletimos o relato da transfiguração de Cristo. Jesus toma consigo Pedro, Tiago e João e os leva sozinhos para uma alta montanha, onde é transfigurado diante deles.


Vejamos já no início deste trecho do Evangelho de São Marcos alguns aspectos importantes: Jesus os leva sozinhos para subir a montanha, Quantas vezes o Senhor também nos convida a subir a montanha sozinhos com Ele? Este ato de "subir a montanha" acontece todas as vezes em que eu busco encontrá-lo em minha oração. A oração me leva a contemplar a glória de Deus, me convida a encontrar Cristo transfigurado e, no silêncio interior, ouvir a sua voz: "... ouvi-O" (Mc 9, 7).


Subir a montanha para a oração é deixar toda preocupação, é afastarmos. por algum tempo, de tudo o que temos aqui embaixo, para irmos ao encontro do Senhor. A oração é momento de recolhimento, é momento de estar na presença do Senhor. Toda oração vivida assim é uma transfiguração. É na montanha que somos transformados, que nossos sentidos são purificados, é ali que podemos contemplar a glória de Deus, Seu consolo, Sua misericórdia, Seu amor.


Muito mais do que falar, orar é escutar, escutar a Voz do Filho, estar atento, por isso é importante subir a montanha, pois só ali saímos dos "barulhos", das agitações. Quantas vezes nos aproximados do Senhor em nossa oração, falamos, pedimos, justificamos, falamos de novo e vamos embora, porém esquecemos do principal, que é ouvir o que Jesus tem a nos dizer. Orar é contemplar, contemplar a presença gloriosa do Senhor em nosso meio. A oração é como tocar, por alguns instantes, a glória que nos espera no céu.


Porém, precisamos estar atentos para que a nossa vida de oração transforme a nossa vida cotidiana, ou seja, ela precisa dar frutos, caso contrário é alienação. A prática da oração deve gerar em nós transformação, por isso é preciso também descer da montanha, voltar par a nossa realidade. Uma vez transfigurados em Cristo no alto da montanha é preciso que toda a nossa vida, em meio aos barulhos do mundo, seja sinal desse amor, dessa misericórdia de Deus para conosco.


É muito bom estar na montanha! Como diz Pedro, "é bom estarmos aqui" (Mc 9,5). É importante que façamos esta experiência todos os dias, a experiência de subir a montanha para ouvir a voz do Senhor, para contemplar a Sua glória, mas a oração exige ação. Por isso não é necessário "construir tendas" para ali permanecer para sempre. A oração não tem um fim em si mesmo, é preciso descer, pois é no cotidiano das nossa vida que iremos viver na prática aquilo que contemplamos no cume da montanha.


Que neste domingo possamos ser conduzidos para o alto da montanha, a fim de que Deus purifique nosso coração, nos renove e Se revele a nós pela oração. Não percamos a oportunidade deste encontro diário com o Senhor, pois há uma glória que nos espera, mas não nos esqueçamos de descer a montanha para que, renovados pelo Senhor, transfigurados pela Sua glória, sejamos aqui embaixo sinais desta Luz que ilumina as trevas.

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

©2020 por Coisas do Alto. Orgulhosamente criado com Wix.com

coisasdoalto514@gmail.com

bottom of page